Projeto anual

TEMA: “O DESAFIO DA ESCOLA NO SÉCULO XXI: FORMAR CIDADÃOS DEFENSORES DA VIDA”

         O planejamento anual 2011 da EJAC (Escola José Alves Cunha), intitulado “o desafio da escola no século XXI: formar cidadãos defensores da vida” foi pensado a partir de uma perspectiva de urgência: a de que necessitamos de um paradigma educacional que sensibilize nossos educandos a desenvolverem consigo, entre si, bem como com todos os demais organismos vivos que conosco dividem a morada na Terra, uma convivência nutrida por uma relação mais benfazeja de cuidado para com o nosso planeta. Uma relação de respeito e tolerância, sobretudo com o outro. Uma relação de “convivialidade” pautada na amorosidade e preservação de tudo que existe e vive.

Por toda a parte do Brasil e do mundo, observamos sinais e sintomas que sinalizam grandes devastações e catástrofes no planeta Terra e por conseguinte, na humanidade. O modelo econômico denominado Capitalismo, com seu projeto de crescimento material ilimitado, voraz e desumano, sacrifica e extermina uma grande maioria de vítimas inocentes, especialmente aqueles pertencentes às camadas pobres e excludentes da sociedade e, ainda pior que isso, compromete o futuro das gerações vindouras. Esta maneira cruel de menosprezar a vida em toda a sua dimensão, afeta a tudo e a todos, pois, despreza e descarta aquilo que nós humanos possuímos de mais fundamental em nossa essência, aquilo que realmente nos torna, nos faz humanos: “o cuidado e a compaixão” uns para com os outros, bem como, para com todo tipo de vida. Já diz um conhecido adágio popular, que quem ama cuida! Cuida de si, do outro, de tudo que o circunda, pois tudo em nosso derredor é parte de nós.( ... )

( ... ) Compreendendo a essência humana, como sendo “um fenômeno ontológico existencial básico”, isto é, “um fenômeno que é a base possibilitadora da existência humana enquanto humana”, nós do corpo docente da EJAC, concordamos com o desafio posto à escola neste século XXI, é sensibilizar os educando a compreenderem de que “A vida é um dom e uma tarefa”. Um dom, porque recebemos de Deus esse lindo presente, por isso a importância da proteção e valorização da vida, deve fazer parte do currículo escolar, sobretudo na Educação Infantil e Ensino Fundamental menor que constituem os pilares formativos da educação formal. E uma tarefa, porque sem o cuidado, deixamos de ser humanos.

Objetivo geral: Desenvolver com os educandos, práticas educativas que exercitem a inteligência “instrumental-analítica”, responsável pelo rigor científico, com a inteligência “emocional-cordial”, responsável pela esperança e o sonho.

Objetivos específicos:
• Sensibilizar aos educandos quanto a urgência de um novo “ethos” (conjunto de princípios), de cuidado, de valorização, de preservação, da vida em suas várias ramificações – animal, vegetal, humana;

• Fomentar com os educandos conteúdos conceituais (envolve a abordagem de conceitos), procedimentais (saber fazer), atitudinais (saber ser), dentro das diversas áreas de conhecimentos que tenham como propósito metodológico, bem como intencionalidade pedagógica, servir de ponte para uma possível mudança de mentalidade e, por conseguinte, de atitude em favor da vida;

• Favorecer aos educandos uma aprendizagem significativa e ativa, inter-relacionando as temáticas e conteúdos conceituais abordados e referentes às diferentes áreas de conhecimento com a realidade vivenciada;

• Implementar com os educandos atividades de leitura relacionadas à temática, dentro dos mais variados gêneros textuais, que lhes possibilitem o desenvolvimento das nove inteligências: lógica, linguística, espacial e visual, cinestésica, musical, interpessoal, intrapessoal, naturalista, existencial.

- Estas são, em linhas gerais, as bases que nortearão nossas práticas educativas para este ano de 2011. O desafio está posto para todos: implementar uma educação que valorize, respeite e defenda a VIDA.

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